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4 passos para montar uma loja de suplementos

Montar uma loja de suplementos, seja física ou online, é uma excelente opção para quem gosta do mercado de fitness.

O mercado de suplementos vem crescendo há anos, e movimenta cerca de US$200 bilhões ao ano. No Brasil, cresceu 11% em 2017 e as lojas têm um ticket médio de R$100,00.

Confira quatro passos para montar uma loja de suplementos:

1 – Planejamento e formalização de sua loja de suplementos

Planejamento

Um bom plano de negócios vai fazer a diferença.

Leve em consideração que uma loja de suplementos depende de algumas licenças específicas, como da vigilância sanitária. Ao fazer o planejamento, é importante considerar esse fator.

Além disso, organize todos os detalhes relacionados à localização, fornecedores, tipos de produtos, materiais necessários, etc.

Formalização de seu negócio

Para abrir uma loja de suplementos, comece pela abertura de empresa. Contrate um contador para auxiliar no processo que, em geral, funciona da seguinte maneira:

Registro na junta comercial

Escolha o nome da empresa e verifique a disponibilidade, depois faça o Contrato Social, junto com a coleta de documentos dos sócios.

Abertura do CNPJ

Escolha da atividade principal e secundárias (CNAE). Este item serve para Tributação e para dizer o que a empresa faz. Faça o cadastro na Receita para obtenção do CNPJ.

Em caso de dúvidas, confira este link útil.

Inscrição Estadual e Municipal

Empresas que prestam predominantemente serviços precisam fazer seu registro na prefeitura para obter a inscrição municipal, e empresas que produzem bens ou vendem produtos, precisam também fazer a sua inscrição estadual.

Alvará de bombeiros

As edificações e áreas de risco de incêndio deverão possuir Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio – APPCI, expedido pelo Corpo de Bombeiros Militar do estado. Esta solicitação deverá ser protocolada juntamente ao Corpo de Bombeiros, que fará uma avaliação do grau de risco da edificação. O procedimento para liberação do alvará varia de acordo com o grau de risco de cada edificação.

Alvará de funcionamento

Todos os estabelecimentos comerciais, industriais e/ou de prestação de serviços precisam de uma licença prévia do município para funcionar. Esta licença é o Alvará de Funcionamento e Localização. Ele deve ser solicitado junto à prefeitura e o procedimento para obtenção do alvará varia de acordo com a legislação de cada município.

Faça o Cadastro na Previdência Social e outros processos

Dependendo to seu negócio podem ser necessários processos com outras secretarias municipais, tais como: Meio Ambiente, Planejamento, Saúde etc.

2 – Escolha bem os fornecedores e divulgue sua loja

Além de trabalhar com produtos de qualidade e oferecer variedade, é importante manter um preço justo e escolher diversos fornecedores.

Entre os produtos vendidos em uma loja de suplementos estão complexos vitamínicos, whey protein, chás, barras de cereais, moderadores de apetite. Algumas investem em comercializar também roupas para academia.

Invista em divulgação

Uma ótima oportunidade é fazer parceria com academias, nutricionistas e empresas da região onde a loja estiver e oferecer descontos.

Também é importante ter uma página em redes sociais e aproveitar da onda do Instagram para divulgar um estilo de vida e atrair atenção de pessoas ligadas à atividades físicas.

3 – Monte uma equipe atenciosa e especializada

Muitas pessoas buscam uma loja de suplementos por indicação de personal trainer, academias ou nutricionistas, mas tem uma parcela que busca por curiosidade e, nesse momento, é importante ter uma pessoa que entenda dos produtos para vendê-los da melhor maneira e auxiliar quem não entende.

Se possível, é interessante que a equipe passe por um treinamento com um nutricionista para entender melhor as propriedades de cada produto.

4 – Local e estrutura para montar uma loja de suplementos

A estrutura de uma loja de suplementos deve ser simples, bem organizada e com várias opções de produtos amostra.

Para isto será necessário comprar prateleiras, balcão, vitrine, materiais de escritório, máquina de cartões, computador, e também garantir um espaço para estoque.

Uma loja simples, com aproximadamente duzentos tipos de produtos necessita de um investimento inicial médio de R$50mil reais.

A localização é extremamente importante porque o público deste tipo de produto é bem específico. A preferência é por shoppings e regiões próximas à academias.

Conclusão

Vale lembrar de um detalhe muito importante: o lucro. Uma loja de suplementos pode chegar a ter um lucro líquido de 35% em cima do valor investido.

E, para chegar neste valor, além de muito marketing, é essencial ter um sistema para fazer a gestão da loja e garantir controle de estoque.

E uma última dica: fique por dentro do mercado online, pois talvez valha a pena investir em um ecommerce como opção de revenda.

Se montar uma loja de suplementos não for o melhor tipo de negócio para você, confira várias outros ideias de negócios em nosso site.

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